sábado, junho 30, 2012

O exame da quarta classe e o burro do ministro

A ideia dos meninos "burros" ficarem nas escolas mais umas semanas enquanto os seus coleguinhas de turma vão para férias, não é apenas ridícula. Tem uma perversidade subjacente de pequena humilhação e de castigo. E percebe-se a intenção de catalogar precocemente quem tem possibilidades de fazer um percurso académico ou não.
Contaram-me que noutro tempo,  igualmente salazarento, os meninos "burros" eram postos de castigo à janela da escola, com umas orelhas de burro de cartolina.

a caminho

O Concílio Vticano II foi um enorme acontecimento. Sem ele, é inimaginável a situação da Igreja Católica e, consequentemente, dada a sua influência no mundo, também do próprio mundo. De uma Igreja que se considerava uma sociedade perfeita passou-se à Igreja como comunidade de crentes. Do mundo como inimigo da alma ao mundo como lugar da vivência da fé. Da condenação da modernidade e das religiões não cristãs ao diálogo multilateral. Da condenação dos direitos humanos ao seu reconhecimento e proclamação. Da condenação da secularização à sua defesa, no sentido do reconhecimento da autonomia das realidades temporais. Da Igreja imutável e imóvel à Igreja que deve estar em constante reforma. Do integrismo católico ao respeito pelas outras crenças. Do autoritarismo centralizado em Roma à colegialidade episcopal. Da Cristandade ao cristianismo. Da pertença à Igreja como condição necessária para a salvação à liberdade religiosa como direito humano fundamental. De uma Igreja europeia a uma Igreja verdadeiramente universal.

Anselmo Borges

sexta-feira, junho 29, 2012

Rio mais 20

" Nous reconnaissons que l’égalité des sexes et l’autonomisation des femmes sont des éléments importants du développement durable et de notre avenir commun. Nous réaffirmons notre détermination à assurer à la femme les mêmes droits, les mêmes accès et les mêmes possibilités de participation et de prise de décisions dans les domaines économique, social et politique qu’à l’homme.

Nous insistons sur le fait que les femmes ont un rôle essentiel à jouer dans le développement durable. Nous reconnaissons le rôle de premier plan qu’elles jouent et nous sommes déterminés à promouvoir l’égalité des sexes et l’autonomisation des femmes et à assurer leur participation pleine et effective aux politiques, programmes et processus de prise de décisions à tous les niveaux en matière de développement durable.

Nous nous engageons à réduire la mortalité maternelle et infantile et à améliorer la santé des femmes, des jeunes et des enfants. Nous réaffirmons notre attachement au principe de l’égalité entre les sexes et notre volonté de protéger le droit des femmes, des hommes et des jeunes à être maîtres de leur sexualité et à décider librement et en toute responsabilité des questions liées à leur sexualité, y compris l’accès à des services de santé en matière de sexualité et de procréation, à l’abri de toute contrainte, discrimination ou violence. Nous nous attacherons à faire en sorte que les systèmes de santé fournissent les informations et les services nécessaires en matière de sexualité et de procréation, et nous emploierons notamment à promouvoir l’accès universel à des méthodes de planification familiale sûres, efficaces, abordables et acceptables, sachant que cela est essentiel pour protéger la santé des femmes et pour faire progresser l’égalité entre les sexes.
Nous réaffirmons également que l’accès universel à un enseignement de qualité à tous les niveaux est une condition essentielle du développement durable, de l’élimination de la pauvreté, de l’égalité des sexes, de l’autonomisation des femmes et du développement humain, ainsi que de la réalisation des objectifs de développement arrêtés sur le plan international, dont ceux du Millénaire, et de la pleine participation des hommes et des femmes, en particulier des jeunes. "

Versão original em várias línguas - .aqui

Tenebrosos

Tenebrosos

O post mais pindérico

A esta hora estou a chorar. Por uma cadela, que foi ontem abatida. Não era uma cadela qualquer. Não consigo colocar isto de outra forma, mas era a cadela mais querida, mais inteligente mais bondosa de todo o planeta. Era forte, obediente, paciente, leal. Sempre rodeada de crianças, como uma qualquer matriarca. Nada mais leal que uma cadela. Só uma mãe tem um amor assim. A cadela não era minha mas era minha, de uma certa forma era de nós todos . Era a cadela da família. Da nossa. Adoptou-nos há quinze anos desde que entrou nas nossas vidas, ainda cachorrinha. Nós todos - a sua matilha. Os que estavam mas já não estão, os que vieram a seguir. Teve cachorrinhos – muitos – todos belíssimos labradores que acabaram por ser vendidos e distribuídos por amigos e família. Ela ficou sempre.
Era uma cadela que falava. Garanto que falava. Olhava para nós e percebia tudo. Levou uma vida agitada e de viajante. Conheceu muitas casas e porões de avião, montanhas, rios e praias. E crianças, muitas crianças, nada mais nada menos que oito crianças, com quem brincou, carregou no dorso e suportou com doçura as mais turbulentas traquinices. Era uma cadela, tão, mas tão bonita, o pelo preto de labrador incansável. Gostava tanto do mar, de nadar ao fim da tarde. Estou a escrever isto e continuo a chorar. Foi abatida, que é uma forma estúpida de falar em eutanásia. A morte boa. Estava muito doente e em sofrimento. Eu sou completamente contra a eutanásia de pessoas por uma razão muito comezinha e egoísta. Não consigo suportar a eutanásia de animais, não consigo. Nem de um ratinho de laboratório, muito menos de uma cadela da família. Como imaginar sequer a eutanásia de seres humanos.

E pronto este é o texto mais pobre, mais infantil e mais triste que já escrevi neste blogue.

Se o céu existir, não faz sentido se não tiver animais.

Se esta cadela não estiver no céu, eu também não quero ir para lá.

quinta-feira, junho 28, 2012

Escuta Israel, meu servo predilecto: sabes que te amo com amor eterno e que te escolhi antes da fundação do mundo para seres santo e irrepreensível na minha presença

Informação útil

Este site pode ser usado com fervor durante o jogo  contra os parvos dos espanhóis.

Também pode ser usado enquanto lemos alarvidades escritas por espanhóis parvos.

Hoje

O nome deste blog é por causa de uma cadela e do seu cachorro, Sírius, que nasceu numa noite de luar em 2004.  Na altura, no início do surto da blogosfera em Portugal, o simpático blogger não permitiu que o endereço e o nome do blog fossem coincidentes   - havia um outro utilizador com o mesmo endereço. Mesmo assim o nome - vida de cadela - veio para ficar. E só posteriormente consegui que o endereço electrónico para o blog fosse coincidente.
 Volto ao princípio. O nome deste blog é por causa de uma cadela. Não era uma cadela quluqer. Era uma cadela com um nome de navio, o que não deixa de ser poético. Acontece que essa cadela morreu há dois dias atrás.

terça-feira, junho 26, 2012

santinha

"Tivemos, advogadas e juíza, que nos chegar perto da testemunha para que nos ouvisse. Gritámos-lhe as perguntas ao ouvido, sentindo-lhe um cheiro adocicado de lar de idosos. O velho respondeu, gagá, balbuciando umas frases com sentido, outras sem o ter. Chamou-nos santinhas - ó santinha, toda a gente no prédio sabia que o Capitão Matos tinha uma caçadeira e dormia a sesta com a Fernanda, por sinal, bem boa! - eu a escutá-lo, a moer para dentro, sabendo bem que, se em vez de mulheres, o estafermo do velho tivesse apanhado juiz e advogados, adoptaria outra postura, havia de se esmerar na formalidade sebosa, no unto subserviente, Sr. Doutor Advogado isto, Senhor Doutor Juiz aquilo. No final, a juíza agradeceu-lhe o depoimento. O velho levantou-se a custo e começou a andar devagar, tremelicando, apoiado numa bengala de madeira encerada. Em pouco tempo se finará, sete palmos de terra por cima, coroas de gerberas e cravos brancos a alindar. Ia a meio do caminho, passava pela minha bancada, quando pediu autorização à juíza para me dedicar uns versos. A santinha lá de cima, galhofeira, rubicunda, rubiácea, rubiforme, assando dentro da sua beca cheia de cordões e preguinhas, autorizou. O velho encheu o peito de ar. Explicou que na vida tivera quatro paixões: a rádio, a columbofilia, a poesia e as mulheres. Depois, abriu os braços, temi que ao largar a bengala se estatelasse no chão, fez da sala de audiências palco e debitou uns versos mal amanhados sobre uns olhos castanhos. Agradeci-lhe, no fim, como me competia, triste com a minha sina: só os velhinhos têm apreço pela minha pessoa. "
Anna de Amsterdam

segunda-feira, junho 25, 2012

domingo, junho 24, 2012

Portugal em saldo

Depois do dinheiro dis diamantes de sangue, o dinheiro do narcotráfico.
J´ aime la france.

 Por cá  é a tristeza do costume.

èden revisitado

Na Cerdeira, ao fim da tarde, não há silêncio. O barulho do regato sobe colinas acima, por entre os pátios das casas, os caminhos de xisto  e o cheiro intenso a ervas bravas. Só a luz permanece nas ruelas vazias. O fontanário, tem um copo ao lado, de vidro,  para qualquer caminhante que chegue. O copo de vidro, doméstico, robusto, é encantador no meio do nada.Uma espécie de mesa posta, um recado de boasvindas. Mais abaixo,  à porta de uma casa, alguém escreveu com giz vermelho, na lousa - "não há dinheiro que pague este silêncio".
Avançamos entre casas arruinadas e outras entretanto em recuperação, num vazio total de vozes, só pássaros, água e o rumorejar de castanheiros. É o primeiro dia de verão mas ´inda assim a montanha só amornece do lado soalheiro, portas de madeira, azuis, traves antigas, uns restos de jardins com pequenas portas de elfos. Tudo intocado, puro e imaculado. Maldigo os saltos dos sapatos citadinos e a laje ao sol, no  fundo da garganta da aldeia que sobe a pique, acaba por me albergar, ofegante de cansaço.
Foi mais ou menos por aqui que o velho matou a velha. Uma metáfora do fim do éden. Esta é uma terra de sangue. Décadas atrás,  á medida que a aldeia foi ficando deserta, dois velhos ficaram  na suas casas de fim de mundo, rodeadaos por verdes e águas por todos os lados. A solidão da serra poderia tê-los aproximado ou criado qualquer tipo de solidariedade. Afinal eram dois velhos, perdidos do coração da serra, sem nenhum contacto humano ou ligação ao mundo - sem televisão ou  sem  luz eléctrica. A  solidão mais monstruosa - a do ódio - foi crescendo.. O fontanário - data de 1938 - não impediu a sangria da aldeia.   A partir do anos quarenta. Lenta mas inexorável até só ficarem duas casas habitadas.  E foi aqui que o  homem matou a mulher á sacholada por  uma questão de águas. A aldeia ficou definitivamente deserta.
O que é estranho é que há água por todo o lado, a escorrer em cascatas, das veredas.

sexta-feira, junho 22, 2012

Hum.....

Pegam de empurrão?

Delícia....

"O Centro Pastoral Paulo VI vai abrir às 20h com uma missa, seguindo-se da abertura da pista de dança e do bar chamado “Cristodrinks”, que servirá apenas bebidas sem álcool. Durante a noite, enquanto os jovens dançam, cada um será abordado para uma evangelização corpo a corpo, conforme explica Vanessa Bueri, missionária brasileira, à agência Ecclesia “abordamos os jovens enquanto eles dançam e se divertem para poder falar um pouco de Deus com eles”. A Missionária da Aliança da Misericórdia diz que “é preciso criar uma experiência de tal maneira intensa que os jovens não tenham vontade de ir para outros espaços de diversão”.
A sério que eu quando li isto pensava que era uma notícia do inimigo público. Afinal não...

Mas pasmei com a novidade:

"Durante a noite, enquanto os jovens dançam, cada um será abordado para uma evangelização corpo a corpo"...

Espero que haja varões  e table dance


Do delito de opinião





"Sem a tradição popular e semi-pagã, não existia Igreja"
 Nazzie

A fotografia

A imagem é subtil mas inequívoca. Numa fotografia de um acontecimento “sociointelectual”, uma jovem mulher morena fala com um escritor. Os homens rodeiam-na. Um pequeno círculo á sua volta, como o bando de cães que perseguem uma cadela com cio. Aquela curvatura do tronco, o sorrisinho melífluo, a antiquíssimo olhar aquoso dos predadores. Há qualquer coisa de hiena ou de sátiro nos personagens.


Ela, que está no centro, sorri apenas, o cabelo preto apanhado atrás sobre a blusa pele-de-serpente.

A velhice do padre eterno.

Redacção

Eu gosto muito de árvores.

Gosto sobretudo das árvores que dão pásssaros.

Felicidade

O casal está pasmado com a montra dos chineses como quem espreita uma  montra da versace.
 Ela encantada com as carteiras plastificadas de missanga e lantejoulas, ele, meio atoleimado, chupa o cigarro pela comissura dos lábios enquanto  deita o canto do olho para a lingerie de tule carmesim.
Os olhos luzem-lhes de cobiça e encantamento.
 Pudessem eles e compravam a montra toda.

Dura Lex

Depois  de almoço as reclusas  sentam-se no pátio em cadeiras de plástico.
Estão silenciosas e plácidas, encostadas ao sol.
As reclusas gostam de cores garridas.
Deve ser uma qualquer lei universal. Quanto mais grave o crime - homicídio, por exemplo - maior a garridice das blusas e o amarelado dos cabelos.
Cumprimentam-me quando passo - bom dia doutora, e eu retribuo. São boas mulheres.

 O seu código de honra é mais rígido que o dos samurais.

quarta-feira, junho 20, 2012

Crendices e marianismo

"Sem a tradição popular e semi-pagã, não existia Igreja" com aspas.
Tem razão a nazzie, é uma citação Do Cocanha

paganismo folclórico é o que define grande parte do catolicismo. E o catolicismo integrista,  pretensamente erudito, às custas das latinices, incensórios e das cantorias barrocas, mais não é que uma fórmula popularucha de pietismo novecentista.  Com a grande deusa no centro.

terça-feira, junho 19, 2012

Resquícios medievos

Acho piada aos puristas que sonham com a idade média, como o esplendor da ortodoxia da "cristandade" ou o modelo do catolicismo...
Comparado com os tempos de hoje, a igreja medieva vivia  numa orgia permanente. Hoje o conservadorismo católico é incomparavelmente mais radical e opressivo.

segunda-feira, junho 18, 2012

Bispo de Coimbra D. Albino Cleto

Uma sentida homenagem ao Bispo de Coimbra D. Albino Cleto. Quem com ele privou sabe da sua extrema bondade, delicadeza e preocupação pelo seu rebanho.

"A sua experiência e o seu exemplo são assinaláveis e merecem a nossa sentida homenagem. Era um homem de serviço, de horizontes abertos e fiel ao espírito do Concílio Vaticano II. No exercício de funções episcopais teve um papal assinalável. A sua inteligência, humanismo e cultura ficam na memória de todos. Recordo-o desde os anos sessenta aqui em Lisboa, e há dias tive dele a disponibilidade para partilhar no Centro de Reflexão Cristã a sua reflexão e a sua experiência».
Guilherme d' Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas, referiu, numa nota enviada à agência Lusa


domingo, junho 17, 2012

A matança continua

Mas ninguém se inquieta- o Jogo de futebol é muito mais importante.

O fim

Ofélia não tem ilusões. sabe que os tentáculos da morte descem sobre o corpo do velho, os lábios finos amarelados, os olhos alarmados a estrebuchar como peixes fora de água. O velho não tem dores ou falta de ar, nem sequer as espasmódicas sanguinolências  do fim de vida.
 Apenas um acabamento vagaroso, uma náusea permanente que o acorda de noite.
Ofélia sobressalta-se com este finamento inevitável.
Mas nada pode fazer.

sexta-feira, junho 15, 2012

Calendas gregas


Na tarde de quarta-feira, 13 de junho, o Cardeal William Levada, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e Presidente da Pontifícia Comissão ‘Ecclesia Dei, encontrou-se com Dom Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade São Pio X. O propósito do encontro foi de apresentar a avaliação da Santa Sé sobre o texto submetido em abril pela Fraternidade São Pio X, em resposta ao Preâmbulo Doutrinal que a Congregação para a Doutrina da Fé apresentou à Fraternidade em 14 de setembro de 2011.
Este texto foi considerado globalmente positivo devido sobretudo á total mudança de tom da Fraternidade São Pio X. Ao contrário da sua primeira resposta, este texto afasta-se do fundamentalismo integrista inicial , não rejeitando o magistério do Concílio Vaticano II e dos Papas João XXIII. João Paulo I, João Paulo II e Bento XVI.No entanto algumas formulações foram consideradas totalmente inaceitáveis por Roma, incluindo a referência a "erros do concílio". Esta expressão deve ser totalmente expurgada de quaisquer textos da FSPX e este dado é inegociável. As condições de estabelecimento de uma eventual prelatura pessoal foram também apresentadas por Roma. A prelatura pessoal é uma espécie de diocese sem território, que, assim, dar à autoridade fraternidade sobre seus membros, desde que obtenham o consentimento do bispo local para se estabelecer nesse local.
Consta que Fellay saiu decepcionado da  reunião.Muitos dos que esperavam um acordo definitivo ficaram de monco caído.
As negociações prosseguem, mas um facto deve ser relembrado. Em 1988, precisamente antes da cisão cismática, Lefebvre tinha acabado de assinar um acordo doutrinal com Roma. Além disso, é indiscutível que mesmo que Fellay se submeta a Roma a troco de uma prelatura pessoal, parte da Seita não o vai seguir. A implosão é inevitável e Fellay está em minoria - os outros bispos da Fraternidade, cuja excomunhão foi levantada por Bento XVI em 2009, não vão aceitar reintegração no catolicismo. Haverá assim duas “fraternidades” e uma ruptura interna definitiva dentro dos fundamentalistas tradicionalistas.A decisão final do papa está mais uma vez remetida para as calendas gregas. E o estado de guerra total contra roma é formalmente assumido pelos Bispos da seita, como  Tissier  de Mallerais:
"Benoît XVI,  tout pape qu’il soit, reste moderniste, imbu du concile. Malgré ses gestes favorables, son intention réelle en nous intégrant dans l’orbe conciliaire ne peut être que de nous ramener à Vatican II . (..) Nous ne pouvons pas accepter une légalisation sans que le problème de la foi soit résolu. Nous soumettre maintenant sans condition à l’autorité supérieure imbue de modernisme serait nous exposer à devoir désobéir. (...) Actuellement, nous sommes dans un état de guerre dans l’Église. ... ce serait une erreur de vouloir régulariser la guerre ».
Tissier  de Mallerais. "La irregularidad no es nuestra. Es de Roma. Una Roma modernista. Una Roma liberal que ha renunciado a Cristo Rey. Una Roma que ha sido condenada por anticipado por todos los papas hasta la víspera del concilio. Por otra parte, la experiencia de las sociedades sacerdotales que se han unido a la Roma actual es que una tras otra, incluidos Campos y el Buen Pastor, han sido puestos en situación de aceptar el Concilio Vaticano II. Y se sabe a lo que ha llegado Mons. Rifan, de Campos, que ahora no ve más objeción para celebrar la nueva misa y que prohíbe a sus sacerdotes criticar el Concilio!"

Mais claro que isto...... Aliás é bem possível que Fellay seja expulso brevemente  da liderança da da FSPX .

 

Nazismo

A extrema direita está a crescer com a crise. A obscenidade também. 

quarta-feira, junho 13, 2012

A matança continua

Com a crise, a instabilidade económica e a falência de alguns sistemas de suporte,  a violência brutal contra as mulhees continua a subir. Mais um filme de terror. Desta vez, depois de 47 queixas da vítima na polícia. Repito. Quarenta e sete queixas contra o agressor.

Kinder, Küche, Kirche


Subtil, mas nada inédito.
Em situação de crise económica global  o discurso contra a presença das mulheres no mercado de trabalho começa a emergir. Sobretudo se o trabalho é um bem escasso e as mulheres competem mano a mano com os homens, distinguindo-se pela sua maior qualificação, capacidade e produtividade. Para um certo espírito totalitário neoliberal, pagar às mulheres pequenos salários para que se reduzam á domesticidade, recuando em massa do mundo laboral é tentador. Pagar á cabeça por cada filho parido, em nome do incentivo á natalidade também ( e são precisamente os mesmos que criticam o mercantilismo das barrigas de aluguer). Que a ideia venha da alemanha, não me espanta. Que alguns jovens turcos tugas se excitem com isto também não.
Nada de novo sob o sol.

Cegonha

Estos frikys están mucho mejor fuera que dentro
Pero que quede claro que están fuera de la Iglesia católica

segunda-feira, junho 11, 2012

A poesia nossa de cada dia nos dai hoje

Chamo-Te porque tudo está ainda no princípio

E suportar é o tempo mais comprido.
Peço-Te que venhas e me dês a liberdade,
Que um só dos teus olhares me purifique e acabe.
Há muitas coisas que eu quero ver.
Peço-Te que sejas o presente.
Peço-Te que inundes tudo.
E que o teu reino antes do tempo venha.
E se derrame sobre a Terra
Em primavera feroz precipitado.

Sophia de Mello Breyner



Fim de tarde

Descendo a rua, enquanto arrasto o cão pela trela, imagino a angústia de algumas laboriosas sexagenárias que se que se babam  nos teclados de computadores, em busca de emoções fortes no seu pequeno mundo de paranóia . E imagino o caos institucional de sìtios e gentes entregues a patéticas megeras destas, obscenas, de verborreia salgalhenta,  que subiram as escadas dos pequenos poderes provincianos  á sombra do estado novo ou nos arrebaldes orgiásticos da revolução abrileira.Tristes também os que delas têm medo, os que as acoitam  e toleram,  Está frio, sabe-me bem o passeio.

Modernices

De há dois anos a esta parte o padre da aldeia, deu uma ordem esquisita - todas as meninas estavam proibidas de ser acólitas. Mesmo as que erm acólitas há quatro, cinco e seis anos. Essas, por maiorira de razão, foram as primeiras as ser afastadas. Precisamente por serem competentes - sabiam muito do ofício. Havia que dar lugar a rapazinhos, mesmo que fossem desajeitados ou quase analfabetos. A decisão do padre deixou o mulherio de orelha levantada - este súbito interesse exclusivo por meninos parecia um bocado estranho.

A poesia de cada dia nos dai hoje

"Sur l'onde calme et noire où dorment les étoiles
La blanche Ophélia flotte comme un grand lys,
Flotte très lentement, couchée en ses longs voiles...
- On entend dans les bois lointains des hallalis.
Voici plus de mille ans que la triste Ophélie
Passe, fantôme blanc, sur le long fleuve noir
Voici plus de mille ans que sa douce folie

Murmure sa romance à la brise du soir"....
Rimbaud

sexta-feira, junho 08, 2012

Apanha-se depressa....

Fellay, em entrevista - "No somos nosotros los que hemos pedido un acuerdo"
Comentário - Facto: Foi Fellay que escreveu uma carta humilíssima ao papa a pedir o levantamento de excomunhões e o início das negociações de reconciliação com Roma.
Fellay, em entrevista "Las autoridades oficiales no quieren reconocer los errores del Concilio. Ellas no lo dirán nunca de manera explícita. Sin embargo, si leemos entre líneas, se puede ver que quieren remediar a algunos de estos errores"
Comentário - A leitura deturpada  da realidade em função de desejos pessoais foi o problema de
Lefebvre.

Fellay, em entrevista -  "En tiempos de los arrianos, los obispos trabajaron en medio de los errores para convencer de la verdad a los que estaban equivocados. No dijeron que querían estar fuera"
Comentário - À excepção de alguns, como Lutero ou Lefebvre (que morreu excomungado) e dos Bispos que nomeou à revelia de Roma.
Fellay, em entrevista - "Si Dios nos permite estar en una situación nueva, en un combate cuerpo a cuerpo al servicio de la verdad…  El Evangelio compara al cristiano con la levadura, ¿y queremos que la masa crezca, sin que estemos dentro de la masa? "
Comentário - Fellay reconhece explicitamente que os lefebvrianos estão fora da massa, ou seja, estão estão fora da Igreja. E que a reconciliação com Roma seria uma situação inteiramente nova.
Fellay, em entrevista  - "Seríamos como una especie de diócesis cuya jurisdicción se extiende a todos sus fieles, independientemente de su situación territorial" livres dos Bispos.
Comentário -  In your dreams


Está um belíssimo amanhecer.

quarta-feira, junho 06, 2012

Credo!



Devido a obrigaçõe sociais , uma querida amiga minha assistiu recentemente a uma missa tridentina em latim. Experiência única. Além da sonolência, do tempo imenso que aquilo demora, da música barroca  e da sensação de estar a assistir a um ritual mágico,  ficou completamente  aturdida com o mau gosto  das vestes sacerdotais. Do mais kitch que se possa imaginar. Tanto rosa-choque,  tanto rendilhado e borlinhas em penduricalhos, luvas púrpura com anéis dourados por cima, caudas maiores que vestidos de noiva, enfim trajes espalhafatosos capazes de provocar migraines  a pessoas mais sensíveis,
Foi  informada da obrigatoriedade do Véu ( que não usou) e que as mulheres com calças não podiam comungar.  Riu-se bastante com a coisa. Pois se até  os padres estavam com saias voluptuosamente imbatíveis,  como poderia  o mulherio aproximar-se do altar de outra forma? 
A minha amiga não é muito de missas mas encarou a coisa como um estudo etnográfico.
Não estranhou assim tanto o pormenor das calças e do véu das mulheres. Afinal, já viajou pelo Irão.

Dan Brown revisitado II

Apesar da prisão do mordomo, novos documentos secretos do Vaticano foram publicados. Desta vez, documentos de crítica  a  missas consideradas "progressistas" , como a dos quicos.
Como já referi aqui, estas fugas de informação cirúrgicas parecem ter um objectivo preciso.

Roma

Sempre que  um dos meus queridos amigos vai para Roma estudar Teologia, a recomendação é sempre a mesma - vê lá como regressas. Que é o mesmo que dizer, vê lá não percas  a humanidade, a inteligência, a serenidade e a humildade. 

segunda-feira, junho 04, 2012

o fim do amor

Fundamentalistas católicos defendem os valores da família tradicional - o combate ao divórcio consegue-se com o fim do casamento baseado no amor  e no voltar aos casamentos de interesse, arranjados pelas famílias.

É uma anedota, mas tem sentido. Se a finalidade do casamento é apenas a procriação biológica ou manutenção de património dentro das mesmas famílias, faz sentido os casamentos arranjados  como no mundo islâmico.

Falsas terapias

"Los supuestos servicios de “curación” de personas con orientación sexual no heterosexual carecen de justificación médica y representan una grave amenaza para la salud y el bienestar de las personas afectadas, señala un posicionamiento técnico de la Organización Panamericana de la Salud (OPS), lanzado el 17 de mayo, que conmemora el Día Internacional contra la Homofobia. (...) El documento técnico de la OPS señala que existe un consenso profesional en que la homosexualidad es una variación natural de la sexualidad humana y no se puede considerar como una condición patológica. Sin embargo, varios órganos de las Naciones Unidas han constatado que aún existen supuestas “clínicas” o “terapeutas” que promueven tratamientos que pretenden cambiar la orientación sexual de personas no heterosexuales. En este posicionamiento técnico se observa que no existe ningún estudio científico riguroso que demuestre la eficacia de los esfuerzos de cambio de orientación sexual. Al mismo tiempo, constata que hay muchos testimonios sobre los daños graves a la salud mental y física que estos “servicios” pueden causar. En 2009, la Asociación Psicológica Americana condujo una evaluación de 83 casos de personas sometidas a intervenciones de “reconversión”.  No solamente no se han podido demostrar cambios en su orientación sexual, sino que se ha observado que el intento de cambiar se asocia con depresión, ansiedad, insomnio, sentimientos de culpa y vergüenza e inclusive se han reportado ideaciones e intentos de suicidio.. Como factor agravante, se han recibido reportes de que los tratos degradantes, el acoso sexual y la violencia física suelen ser o pueden ser elementos que componen las supuestas “terapias”. Resulta “más inquietante”, señala el documento, que los supuestos servicios de “reconversión sexual” muchas veces se presten de manera clandestina. También se ha recibido información de adolescentes que fueron sujetos a intervenciones de “reparación” de manera involuntaria, y en algunos casos hasta privados de su libertad e incomunicados por varios meses, indica este posicionamiento técnico. Los testimonios dan cuenta de tratos degradantes, humillaciones extremas, violencia física, condicionamiento aversivo con choques eléctricos o sustancias eméticas e inclusive acoso sexual e intentos de violación “reparativa”, especialmente hacia mujeres lesbianas. Estas intervenciones violan la dignidad y los derechos humanos de las personas, independientemente de que su efecto “terapéutico” sea nulo e incluso contraproducente.“Estas prácticas son injustificables y deben ser denunciadas y sujetas a sanciones y penalidades dentro de la legislación nacional”, observó la doctora Roses. Las supuestas ‘terapias de reconversión’ constituyen una violación a los principios éticos de la atención de salud e infringen los derechos humanos de las personas afectadas protegidos por regulaciones internacionales y regionales.



Relembrando Santa Joana d´Arc

Não é a primeira vez que a igreja católica se alia ao  poder político para destruír mulheres. A história repete-se e esta tensão é antiga... basta lembrar a oposição da hierarquia eclesiástica que tiveram todas as grandes santas e doutoras da Igreja.
Nos EUA as congregações religiosas femininas estão sob ataque feroz da ala mais conservadora do Vaticano. Trata-se no fundo de um ataque estritamente ideológico/político que tem como pano de fundo as eleições presidenciais e o jogo de poder  entre a extrema direita neocon  e os apoiantes de Obama.  A afirmação da corrente do radicalismo católico (radtrads ) está a crescer nos EUA e, com a sua imensa força económica,  influencia os corredores romanos. Subjacente está também uma luta de poder masculino, com as estruturas episcopais locais a exigirem absoluta submissão e obediência das congregações femininas. 
Em causa está um relatório do Vaticano sobre a Conference of Women Religious, uma organização que representa mais de 80% das 57 000 religiosas consagradas católicas  dos EUA. De notar que neste momento a Igreja católica norte americana escolheu como interesse fulcral da sua agenda pública  a luta contra a Casa Branca, incluindo a questão do financiamento da contracepção em seguros de  saúde.
Em boa verdade , para a esta igreja masculina e tradicionalista o catolicismo e o evangelho reduzem-se a duas questões -  a luta contra a pílula contraceptiva e o casamento dos homossexuais.
Acontece que nos EUA as congregações católicas religiosas femininas, com uma robusta formação teológica e de espiritualidade católica, têm focado mais a sua acção em  questões como a pobreza, os direitos dos imigrantes, a espiritualidade pessoal  e são bastante sensíveis aos direitos das mulheres.

sábado, junho 02, 2012

Falsas terapias.

Os homens que odeiam mulheres

Há quem se encante com a superioridade moral dos valores Turcos  islãmicos versus os valores católicos de Portugal. De notar que a Turquia tem vivido um progressivo processo de evolução jurídico penal no sentido de reconhecer os direitos das mulheres, em grande parte devido a um forte movimento de laicização.

 No entanto, a violência contra as mulheres, crimes de honra e brutais violações estão a aumentar exponencialmente em todo naquele país, à medida que a influência dos radicais islâmicos cresce.

Eu,  por mim , prefiro a minha pátria. (Sobretudo hoje)

Com rendinhas e saias mas feios de morrer

Há uma coincidência estética nos devotos defensores do rito católico tridentino do século XVI.

Sejam seminaristas, padres, imberbes solteirões, ou recém casados timoratos, são todos invariavelmente feios. Alguns de um amarelado esguio ascético, outros com dentes duvidosos, alguns com ar sofredor de cornudo atormentado, outros simplesmente rubicundos e gordalhufos a arfar suores na batina, começo a pensar se não haverá uma relação directa entre a completa falta de interesse masculino e a pieguice tridentina. E aqui fica o repto. Se alguém conhecer um aficionado na missa tridentina que seja um belo homem, por favor diga. Comprometo-me a retirar o que disse e a publicar a sua foto neste meu blogue.
Mesmo que seja um  gay, que esses sei eu que pululam aos montes entre as hostes dos admiradores da missa velha. Mas giros, nem um.