quarta-feira, setembro 28, 2011

Missa velha em bikini

Calções, bikinis, shorts, decotes profundos e meninas descascadas ( entre alguns bocejos). foi com este espírito de curiosidade leve,  que alguns jovens asssitiram a uma missa velha durante as JMJ. A tradição já não é o que era.
Aqui está a foto

terça-feira, setembro 27, 2011

E no entanto move-se

Fellay, o procrastinador cismático

Os sinais são claros  -  mais reunião, menos reunião ( primeira semana de outubro) , mais pedido de clarificação, mais ou menso  manobras de bastidor , mais freira menos freira, o cisma é para manter.

Alguns fellacianos  exprimem o seu  medo que o actual papa morra ( ou resigne) antes de qualquer decisão definitiva e que se perca assim a última oportunidade de terem  algum protagonismo eclesial. Não é para menos. A ideia de uma prelatura pessoal é um naco apetecível mas o preço a pagar é o enterro definitivo de  Lefebvre.
 Sob a capa do silêncio, uma divisão profunda e irreversível  agita as hostes lefebvrinas.A estratégia vai ser mais uma vez, adiar, adiar, adiar até ao limite. I eso tem um significado - estar fora da Igreja.

segunda-feira, setembro 26, 2011

Condoms save lifes

Clube do Bolinha

A quatro mãos

A irmâ Assumpta ( é assim que se escreve?) tinha um carregado sotaque italiano. Magra e alta desfilava entre açucenas quando fazia mais frio. Tocava comigo partituras a quatro mãos depois de me ajeitar uma almofada para eu chegar ao teclado. Tinha orgulho na miúda de cinco anos e ensinava-me completamente de graça, só pelo prazer de ver o que eu aprendia. Uma vez vi-a chorar em silêncio mas não me disse porquê. Era muito bondosa.
Deixei de a ver durante uns meses e disseram-me que morreu de um mal-na-barriga. Fiquei triste. Não sabia que as freiras, ainda por cima assumptas, também morriam novas de males-da-barriga, que era um eufemismo para falar daquelas inconfessáveis maleitas graves das senhoras. Mais tarde continuei a estudar piano a sério, ou seja, a pagar, mas lembro-me sempre daquelas primeiras pautas.
"Às vezes parece-me que sou uma nuvem com raízes, sempre a partir e a ficar. Não abandono os sítios de que me fui embora, coloquei a alma, escondida, sob cada objecto"



António Lobo Antunes

sábado, setembro 24, 2011

Os frutos de Ecõne

Um dos padres cismaticamente ordenados por Lefebvre em 1978 foi  Juan Fernandez Krohn , considerado bastante promissor pela SSPX e que tentou assassinar João Paulo II em Fátima, em nome dos valores dos cismáticos tridentinos. As suas ligações franquistas eram bem conhecidas.

Continua hoje a escrever uma divertidíssimas crónicas que espelham bem a filosofia de base da Fraternidade...

sexta-feira, setembro 23, 2011

PAPST Ansprache AUGUSTINERKLOSTER in ERFURT 23.09.2011 -1

Pope meets with Jewish community in Berlin

Pope visits Martin Luther's convent

Ecumenismo

"O pensamento de Lutero, a sua espiritualidade inteira era totalmente cristocêntrica. Para Lutero, o critério hermenêutico decisivo na interpretação da Sagrada Escritura era «aquilo que promove Cristo». Mas isto pressupõe que Cristo seja o centro da nossa espiritualidade e que o amor por Ele, o viver juntamente com Ele, oriente a nossa vida.”

Bento XVI, Celebração ecuménica , Erfur

quarta-feira, setembro 14, 2011

P. Jean-Paul Durand : « Les lefebvristes doivent reconnaître la légitimité de l’enseignement du Concile »

"La Croix : Quelle est la signification de ce « préambule doctrinal », qui est mis par le Saint-Siège comme condition de l’accord avec la Fraternité Saint-Pie-X ?

P. Jean-Paul Durand : Il était impossible de parvenir à un accord autrement. Benoît XVI a senti qu’on lui reprochait de s’être montré trop accueillant, et il était important de bien poser les choses. Dans un certain nombre de discours, depuis, il a d’ailleurs pris soin de rappeler l’importance du concile Vatican II. De ce fait, ce préambule a deux objectifs. D’abord la Fraternité Saint-Pie-X elle-même, mais surtout les tiers, les catholiques. Il est important que ces derniers ne puissent accuser Rome de s’être laissé récupérer, d’avoir trop reculé. Ce préambule doctrinal, sorte d’exposé des motifs, comporte donc un aspect de communication forte, de façon à ce qu’il n’y ait pas ensuite de procès d’intention.
Pourquoi d’un côté poser ce préambule, et de l’autre laisser ouverte « à une légitime discussion » des expressions ou formulations présentes dans les textes du concile Vatican II ?

C’est une méthode de dialogue, que l’on utilise aussi dans le dialogue œcuménique, avec les autres confessions chrétiennes. C’est ainsi qu’avec les luthériens, pour l’accord sur la doctrine de la justification, on a reconnu une base commune, mais aussi des différences d’appréciations, et c’est une manière de ne pas bloquer les choses. C’est la même chose ici : il est demandé aux intégristes un minimum incontournable, le préambule doctrinal, et on prend ensuite le temps de discuter sur certaines interprétations.

Minimum incontournable ?
Le respect « en bloc » du Concile, c’est-à-dire de son authenticité, de la légitimité de son enseignement. On ne peut transiger s’il n’y a pas ce minimum de départ.

Felay, o procrastinador indeciso

O titubeante Felay falou em público para confirmar o que todos sabíamos . Foi-lhe lançado um ultimato, e ou aceita a doutrina católica do Vaticano II, ou mantém-se fora da Igreja. Preâmbulo doutrinário é isso mesmo - condição sinequanon.
O pobre do proscratinador Felay diz que vai pensar, mas uma coisa é certa,  a paciência do Vaticano está a esgotar-se. Bento XVI já afirmou publicamente no seu ùltimo livro entrevista que,  se soubesse o que sabe hoje nunca retiraria a excomunhão ao nazi  Wilianson.  

Para Bento XVI, o Ecumenismo e o diálogo inter-religioso, no trilho do concílio Vaticano II, assim como a plenitude universal do rito ordinário, não admitem contestação ou retrocessos - são para manter e aprofundar...
Felay está pois numa encruzilhada  catastrófica - ao aceitar a proposta do Vaticano consegue uma  vitória pírrica - uma autonomia dos bispos locais -  mas terá de ceder sobre aspectos doutrinais considerados até agora irredutíveis e renegar o legado de Lefebvre. Se recusar a proposta do vaticano arrisca-se a que o seu grupito minoritário não passe de  uma seita sedevacantista definitivamente isolada. Num caso ou noutro é o fim dos tridentinos fundamentalistas. Paz às suas almas atribuladas.

Esta tarde

 Bernard Fellay, vai falar esta tarde sobre a oferta generosa do Vaticano. Em cima da mesa está a moeda de troca  - a plena aceitação do Ecumenismo, do diálogo inter-religioso, da liberdade religiosa,e os princípios essenciais do Concílio Vaticano II. Primeiro aceita-se isto ( o tal preãmbulo doutrinal, duas páginas e meia redigidas em francês) depois logo se vê...

A bola está do lado do Fellay....convertem-se ou mantém-se o cisma??

Condições prévias a um eventual fim do cisma . o ultimato papal

"... a Congregação para a Doutrina da Fé toma por base fundamental para a plena reconciliação com a Sé Apostólica a aceitação do Preâmbulo Doutrinal que foi entregue durante o encontro de 14 de setembro de 2011. Este preâmbulo enuncia alguns dos princípios doutrinais e os critérios de interpretação da doutrina católica necessários para garantir a fidelidade ao Magistério da Igreja e o sentire cum Ecclesia, deixando, ao mesmo tempo, abertos a uma legítima discussão o estudo e a explicação teológica de expressões ou de formulações específicas presentes nos textos do Concílio Vaticano II e do Magistério que o seguiu. "

Durante a mesma reunião, foram propostos alguns elementos em vista de uma solução canônica para a Fraternidade Sacerdotal São Pio X, que seguiria a eventual e esperada reconciliação."
O referido documento apresenta as soluções finais do Vaticano relativamente ás "discussões doutrinárias " sobre te mas tão específicos como o Ecumenismo e a liberdade religiosa - posições que colidem frontalmente com as posições oficiais dos tridentinos. Mais ainda - exige-se uma resposta rápida e uma tomada de posição definitiva - Roma cedeu até aos limites da compaixão e condescendência mas este ultimato é definitivo.

domingo, setembro 11, 2011

11 de Setembro ou a perda da inocência

Há apenas dez anos a irracionalidade do fundamentalismo religioso parecia algo de distante e quase caricatural. De repente a irracionalidade da religião mostrou a sua face e esfacelou o pequeno mundo organizadinho em que viviamos, em que valores como a liberdade, a democracia, os direitos  humanos  e a paz nos pareciam acabados e definitivos.

Como aprendemos à nossa custa e à custa do sangue de muitos, nos últimos dez anos, todas as formas de  fundamentalismo religioso (católico incluído) são a mais séria ameaça às conquistas civilizacionais.

sábado, setembro 10, 2011

A IURD no Seminário de Vilar

Chama-se Padre James e é uma verdadeira sucursal de superstição à escala global. As "celebrações" são dignas da IURD ou qualquer seita histriónica. As autoridades deviam investigar mais a fundo este tipo de fenómenos e as organizações envolvidas, mas as vítimas de burla ( algumas mortas) não se queixam.
Mais estranho ainda é a Igreja Católica "oficial" tolerar ou até acolher estas manifestações.O segredo do homem? Ao abrigo de uma religiosidade básica, promete o milagre da cura, desde cancro em fase terminal até às hemorróidas. Os doentes são incentivados a abandonar os tratamentos ( e isto incluiu desde medicamentos contra a hipertensão arterial até sessões de quimioterapia) .Histeria, gritos e desmaios colectivos em pessoas sugestionáveis completam o quadro das "celebrações eucarísticas".
A maior parte são doentes oncológicos em estado mais ou menos grave que se "agarram a tudo" na esperança de sobreviver. È atávico - da bruxa ao curandeiro, às portas da morte tenta-se tudo... E esta vulnerabilidade aumenta o poder de gurus imaginários.

Aliás os testemunhos curas em Portugal é quase infinito. Até há "miraculados" com a mesma cara, embora com nomes diferentes e doenças diversas - como é o caso da Albertina Maria e da Maria Rosa.

Recentemente soube da morte de mais uma pessoa  que tinha sido "curada" pelo milagreiro. Declarada miraculada em sessão pública, mesmo depois de um diagnóstico médico que lhe diagnosticava cancro em fase terminal, com metástases generalizadas.
Durante algumas semanas andou eufórica, convencida da fraude. Não sei quanto dinheiro vai parar à conta do "benemérito", recolhida pelos acólitos solícitos. Os "donativos" das pessoas miraculadas devem ser bastantes, a julgar pelos relatos. Afinal , há que ajudar as "missões do Padre James".... como dizem as compungidas beatas.

O Santuário de Fátima tem sido palco deste verdadeiro artista. O Seminário de Vilar no Porto é o próximo local de encenação.
Pode ser que alguém faça alguma coisita... Talvez o Bispo do Porto, quem sabe? Aqui fica o apelo.

sexta-feira, setembro 09, 2011

A inevitável mudança.

Na àustria, o diálogo para a mudança continua.

Na Alemanha, um Bispo toma posições públicas de uma clareza cristâ.

Começa a ser claro que a cristalização num conservadorismo bacoco e estéril não é o caminho.

A mudança é pois Inexorável. E passa pela exigência do diálogo.

Anunciação

No chão de madeira o sol da tarde, filtrado pelas folhas dos plátanos,  acende-se a apaga-se, qual néon.O respirar dos anjos deve ser assim, ora está, ora deixa de estar, lampeja a mulher.
Às cinco horas, a anunciada chuva-de-fins-de-agosto ainda não tinha aparecido. Durante toda a tarde os cães do vento ganiram de encontro aos carvalhos, enruguescidos de esforço. Em vão rodopiavam aflitivos braços, nem assim os cães do vento amainaram, a mordilhar-lhes os altos ramos.
A mulher estremeceu de solitude antes de continuar a tarefa - desembrulhar pratos de loiça na banca da cozinha marmoreada de frio. As repetitivas mãos abriam porcelanas empacotadas em jornais, até ficarem empilhadas numa pirâmide esbranquiçada, pequenos pratos, chávenas pintalgadas de flores azuis, tigelas antigas de marmelada, sobrepostos aos montes, ao sabor do vento suão, lá fora.
A mulher entardece agora, cada vez mais sózinha na casa, com uma espécie de vertigem interior que nunca a abandona, nem quando dorme, como atestam  as sombras sob o queixo.O último prato de porcelana estremece nas pálpebras da quase- noite.
O respirar dos anjos deve ser assim, ora está, ora deixa de estar, murmura a mulher num súbito lampejo.

Medidas abortistas

"o fim da comparticipação das pílulas contraceptivas vendidas nas farmácias "é um incentivo à gravidez não desejada e ao aumento dos abortos".

A verdade liberta

"cuando ves que Gregorio de Nacianzo denunciaba con enorme clarividencia algunos aspectos de la situación de las mujeres en el siglo IV que siguen igual en el XXI, como si Dios hubiera asignado a las mujeres unos roles que en realidad les ha adjudicado una evolución social de un determinado tipo. Esa percepción de que ha habido en la historia, generación tras generación, mujeres que se han sentido limitadas en su desarrollo personal a causa de estos estereotipos causa pena y congoja.
Junto a esto, causa gozo ver que, también generación tras generación, a lo largo de la historia también ha habido personas que no se conforman ante esta situación. Aunque hay una reacción constante contra este anhelo, aunque muchas de estas experiencias acaban mal, el anhelo surge y tampoco cesa, porque mientras haya mujeres existirá este anhelo de ser lo que te parezca que tienes que ser, lo que Dios te dé a entender que tienes que ser."

Entrevista integral

quinta-feira, setembro 08, 2011

A anedota do dia

Os trabalhadores vão poder deduzir cerca de 12 euros por cada filho ao imposto extraordinário sobre o subsídio de Natal aplicável aos rendimentos de 2011, segundo a legislação hoje publicada em Diário da República.
Gostava de saber qual o tio de Cascais que teve esta ideia hilariante, mas aposto que dve andar por aí nos movimentos próvida, tal como o idiota que aprovou estes cortes na saúde.

Fim de férias

Um país a saque, esmagados de impostos e sem as prestações sociais mais básicas.

terça-feira, setembro 06, 2011

O ar dos tempos

Agora que o país está a saque coelhónico e que o garrote da recessão e da miséria vão fazer-se sentir, uma perguntinha inocente : por onde anda Paulo Portas?????