sábado, outubro 31, 2009

a amiga do senhor esteves

a brasileira que passeia o caniche tem um leve ar de puta nortenha e um cabelo impossível - completamente platinado e pintado de vermelho nas pontas.
- vá nenem, faça aqui, quirido, murmura para o cãozinho de estimação com a mesma voz delicodoce com que atende os clientes no apartamento de subúrbio.
o cão, igualmente obediente, lá conspurca a relva do jardim, e ela, talvez com saudades do senhor esteves , ajoelha-se e apanha os dejectos com a mão direita.

coisas que não interessam nem ao menino jesus

uma puta qualquer contou mais um delírio místico ao director espiritual ;
um tango em Buenos Aires não tem delícia igual....

surf

sol outonal.
um dia de sossego a ver o mar.
o surf só acabou às sete, quando a noite caiu em definitivo.

terça-feira, outubro 27, 2009

Heroína do dia.


Sobre a autodeterminação, , há que ler o que escreve esta freira .
Atenção que não é uma freira qualquer mas alguém com um CV relevante. A abadessa do convento beneditino de Sant Benet de Montserrat é doutorada em Saúde Pública pela Universidade de Barcelona, tem um mestrado em Divindade por Harvard e um doutoramento em Teologia ....
Grande MULHER!

segunda-feira, outubro 26, 2009

Perplexidade

Escreve-me um divertido amigo amante das variações em latim que, se se chamasse Fellay mudava rapidamente de nome...
Pois, a língua latina é muito traiçoeira...

Da discussão nasce a LUZ

Bel'issima a conversa do tolentino mendonça com saramago.

A ver em vídeo aqui.

Quel souvenir gardez-vous du 9 novembre 1989 ?

O desafio é do Le Figaro e promete histórias encantadoras. Outras bem mais soturnas.
Uma coisa è certa - a Sra de Fátima não teve nada a ver com o assunto, ou seria pouco diligente.

Sobre as grandes narrativas

"É que estávamos no século oitavo antes de Cristo. Esquecê-lo e transpor para o presente, sem qualquer interpretação, os quadros que tais obras descrevem, torná-las-ia ininteligíveis, restando-nos a sua denúncia e condenação por revelarem “maus costumes”. Em suma, a Bíblia e as grandes epopeias, como Ilíada e a Odisseia, sendo a origem da literatura ocidental, ajudam-nos a compreender onde e como se edificaram os costumes, maus e bons, que têm feito de nós o que somos. São eternidade."

No Rerum Natura

Claro que para os radicais do costume, a Bìblia é literalmente uma narrativa histórica.

Marketing religioso


Consta que os doidivanas do latim estão a pensar numa coisa deste tipo para aumentar a frequência nas suas Missas Wikka...
Até agora contam com meia dúzia de tarados e alguns forçados por lágrimas de crocodilo...

domingo, outubro 25, 2009

Propaganda machista

O pressuposto básico do machismo intelectualóide ( e, já agora, do RACISMO, nas suas várias manifestações), é a ideia de que, a algumas características anatomofisiológicas (da genitália, no caso do machismo, da cor da pele no caso do racismo) , correspondem um conjunto de normas e interditos sociais predeterminados biologicamente, que explicariam uma “natural” subalternidade de alguns grupos humanos face ao modelo de humanidade superior – o homem branco.
Assim, as fêmeas estariam “naturalmente “ predeterminadas à função doméstica, por serem “naturalmente “ mais burras ou mais emotivas. Tudo porque têm um útero e uma vagina, o que predeterminaria os seus papéis sociais. Chama-se a isto construção social de género.
O mesmo discurso de categorização essencialista com base em marcas biológicas se poderia aplicar aos negros.
Já aqui escrevi algures que a imbecilidade militante não tem limites.
O machismo ideológico travestido de pseudoerudição encaixa-se perfeitamente neste fenómeno.

sábado, outubro 24, 2009

Ensaio sobre a cegueira

Actualíssimo este livro.
Saramago é um prémio Nobel da Literatura.
A maioria dos que, na sua cegueira, lhe mordem nas canelas, são uns inúteis desconhecidos.
Concordo com saramgo sobre o direito à dissidência e o direito à heresia como direitos humanos fundamentais.
Afinal, não foi Jesus de Nazaré condenado à morte por heresia?
Não é a marca de um crucificado judeu , blasfemo, dissidente e herege, que os cristãos seguem?

Caim e Abel - do relato mitológico à História

Algures, nos alvores da humanidade, há cerca de 35 mil anos atrás, dois grupos de hominídeos entraram num confronto fratricida ao disputarem os mesmos espaços territoriais.
Eram ambos humanos?
Sim. Tinham utensílios, linguagem, ferramenta complexa, arte e culto dos mortos.
O Homem de Neanderthal e o Homo sapiens , durante um período mais ou menos prolongado, entraram em contacto e (con)viveram com alguma proximidade, até que a partir de um certo momento uma violência catastrófica surgiu entre os dois grupos.
As evidências científicas actuais parecem indicar que o Homo Sapiens teve um apapel importante na extinção súbita do Homem de Neanderthal , que até aí demonstrara uma extraordinária resistência biológica e capacidade de ddaptação evolutiva ao meio.
Depois dessa extinção súbita, o homo sapiens floresceu e povoou a terra.
Estudos genéticos indicam que dos o homo sapiens é bastante diferente dos neandertais.

Saramago dixit

Mais uma vez Saramago faz uma extraordinário favor à Igreja católica.

Ao exprimir publicamente as legítimas dúvidas e críticas existenciais sobre um deus sádico e sanguinolento que se passeia ostensivamente por grande parte da Bíblia, Saramago mais não faz do que replicar as interrogações ingénuas de quem tem uma visão literalista dos textos bíblicos.
Nesta perspectiva, não há qualquer diferença entre a abordagem de Saramago e a dos mais radicais fundamentalistas cristãos (católicos incluídos) que, nas suas teses mais delirantes, exprimem este pensamento naif de que a bíblia é um texto sagrado intocável, cujo sentido literal esgota toda a possível compreensão do transcendente.
A oportunidade que esta visão dá à IC é extraordinária.
Por um lado a Igreja pode com clareza fazer uma coisa que raramente faz: divulgar alguns conhecimentos sobre exegese bíblica, enquandramento, contextualização histórica, interpretação, visão teológica. Pode por exemplo repetir com clareza que a bíblia é um conjunto de textos literários, de metáforas, de narrativas historicamente situadas, de símbolos, que dizem mais sobre o percurso dos homens na sua busca do divino do que sobre o divino em si mesmo...
Por outro lado, Saramago traz a lume (passe a expressão) a profunda iliteracia da maioria esmagadora dos católicos face aos textos bíblicos.
Num caso e noutro estas questões são um desafio, uma responsabilidade e uma oporunidade de reflexão para a Igreja de hoje...
Quanto às patetices de alguns "paladinos catolaicos" que agitam nacionalismos bacocos e fogueiras da inquisição, não passam de folclore.

quinta-feira, outubro 22, 2009

Prelatura pessoal e ecumenismo

Sim, há uma nova prelatura pessoal. Nada que tenha a ver com os doidos de lefebvre (mantidos em rédea bastante curta) , mas com o acolhimento de padres casados e suas famílias.
Padres casados anglicanos.

quarta-feira, outubro 14, 2009

A bondade do ecumenismo

"E agora perguntemo-nos: que significa restabelecer a unidade de todos os cristãos? Todos sabemos que existem numerosos modelos de unidade e vós sabeis também que a Igreja Católica tem por objectivo a consecução da plena unidade visível dos discípulos de Jesus Cristo segundo a definição que dela fez o Concílio Ecuménico Vaticano II em vários dos seus documentos (cf. Lumen gentium, nn. 8 e 13; Unitatis redintegratio, nn. 2 e 4, etc.). Tal unidade subsiste, segundo a nossa convicção, na Igreja Católica, sem possibilidade de ser perdida (cf. Unitatis redintegratio, n. 4); de facto, a Igreja não desapareceu totalmente do mundo. Contudo, esta unidade não significa aquilo a que se poderia chamar ecumenismo de volta: isto é, renegar e recusar a própria história da fé. Absolutamente, não! Não significa uniformidade em todas as expressões da teologia e da espiritualidade, nas formas litúrgicas e na disciplina. Unidade na multiplicidade e multiplicidade na unidade"

A bondade da Democracia

Uma das grandes benesses da democracia é que os idiotas fundamentalistas tendem a não votar. Dificilmente haverá algum candidato que os represente.

segunda-feira, outubro 12, 2009

Barbárie católica

A barbárie católica contra o conhecimento, sobretudo quendo o conhecimento é personificado numa mulher de inteligência superior, está bem patente na história trágica de Hipátia.


Noite eleitoral

Lisboa esmagou.
Santana mete dó.

Os imbecis

Começa a ser normal que os imbecis assumam publicamente a sua imbecilidade como se fosse uma característica de superioridade moral .
Quando alguém coloca, na mesma categoria existencial (ou sociológica, como preferirem), ou na mesma condição ontológica, o facto de se ser negro ou de ser mulher, com a conotação violenta de ser “maricas “ ou “puta”, está tudo dito sobre a forma como estes imbecis percepcionam o mundo ou a realidade.
Em boa verdade esta imbecilidade militante, tão óbvia nos fundamentalistas religiosos mais infantis, está também latente noutros discursos pretensamente eruditos sobre a religião.

Nascer é uma ordinarice genuína

Para os beatinhos do costume o nascimento de uma criança é uma ordinarice genuína.

Lá se vão as teorias de serem e favor da vida.. São a favor da vida o tanas...
Pois, na esteia de santo agostinho, abominam verdadeiramentre a gravidez, a maternidade e têm um profundo nojo do parto.
Jesus de nazaré nasceu assim - de um parto normal.
Maria tinha um útero e uma vagina e foi assim, precisamente assim, que jesus nasceu.

sexta-feira, outubro 09, 2009

O nascimento de jesus


Foi assim:

A tradição RAD TRAD


A Playboy vai ter como pinup do mês de novembro, margie simpson. Os neocons e rad trads católicos APROVAM INTEIRAMENTE . Afinal uma mulher é sempre uma espécie desenho animado , desenhada por deus para servir o macho. Aleluia!

Há escutas em Belém


E por falar em delírios conspirativos, desta vez é mesmo verdade - há escutas em belém e dá-me um certo gozo ver caras conhecidas a ladearem o cavaco...

do juízo final do malaquias

enquanto o bruxo de fafe debita a sua sapiência no programa do Goucha, leio com pasmo os absurdos de certos bloguistas crentes em bruxarias de outro tipo - os que acreditam nas profecias de nostradamus, ou nos delírios apocalípticos de são malaquias, lado a lado com os que seguem piamente o livro de são cipriano ou as ficções de dan brown...
Um belíssimo blogue, este.

quinta-feira, outubro 08, 2009

Vaticínios públicos

Um amigo meu tem a mania de escrever as minhas previsões políticas com meses e meses de antecedência. Acha que tenho uma costela premonitória e chegamos a fazer apostas.
Ontem, depois de comemoraramos com umas cervejas mais uma das minhas acertadas previsões de há um ano atrás ( sobre os resultados de Sócrates na slegislativas), escreveu outra dica minha no seu bloco-notas:
_ Cavaco Silva não vai fazer um segundo mandato como PR. Tenho mesmo dúvidas que se vá candidatar.

A madeira é um jardim

A campanha eleitoral da madeira decorre no mais amplo espírito democrático e sem qualquer asfixia democrática, isto é, à cacetada.

Como diria o alberto joão, anda aí muito cadete com falta de cacete...

Síndrome de FPEC

Muito frequente na beatagem

taradinhos beatos

Alguns ( e algumas) excitam-se bastante com algumas coisas que escrevo e vá de escrever comentários...
Uma dica útil - continuem a masturbar-se e nos vossos blogues "religiosos".