quarta-feira, maio 27, 2009

Nunca devíamos relembrar datas especiais. Se são de dias infelizes, é mais uma dor acrescentada à memória, se se trata de dias felizes, pior ainda - dói-nos o, que , tendo sido , já apodreceu.
Nada mais asqueroso que comemorar datas.

terça-feira, maio 26, 2009

Anedotário

Muitos humoristas sem pedigree circulam na net.
Mas, sobre temáticas religiosas....
Leiam este post fantástico e digam lá se não merecia uma entrada directa nos Contemporâneos.

Da hipocrisia

"Bons tempos, para o dr. César das Neves, eram aqueles em que os rapazes da província, com 13 ou 14 anos, eram levados à capital do distrito pelos irmãos mais velhos e a pedido dos pais, para tremerem como varas verdes quando uma D. Balbina os desflorava sob o olhar cúmplice de um cão enroscado em cima dos cobertores. Ou quando os jovens universitários de Lisboa, mesmo os radicais de 62, frequentavam andares esconsos da Rua do Mundo porque as namoradas casavam virgens e nem sequer podiam sair à noite. Mesmo sabendo, uns e outros, que muitas das suas mães tinham casado «à pressa», já grávidas, para evitar vergonhas familiares.Isso, sim, era o saudoso e admirável mundo para todos os César das Neves deste país. Devem ser bem infelizes, não?"
Joana Lopes

segunda-feira, maio 25, 2009

Políticas natalistas

A entrevista de um tal presidente da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, não é apenas vergonhosa, é ligeiramente aviltante para as famílias numerosas portuguesas, especialmente as que efectivamente precisam de apoio e ajuda.
Aquelas famílias para as quais ter filho não é apenas uma futilidade de bom-tom para aparecer em revistas sociais ou ganhar uns pontos em quotas celestiais de seitas mais ou menos esotéricas.
Mas para aquelas pais e mães portuguesas que se debatem no dia a dia para criar os filhos com dignidade e amor.
Pelo que li, o dito senhor, tão defensor da família numerosas, é contra: o apoio do Estado a famílias monoparentais (as mais frágeis e vulneráveis), contra os apoios estatais de incentivo à natalidade e até é contra o reforço da rede pública de creches.
Segundo o anafado senhor, o que é verdadeiramente importante para parirmos mais filhos, não sei se tá a ver, é a redução da carga fiscal sobre os monovolumes.
Um monovolume fica sempe fantástico numa família numerosa, mas famílias de bem, não sei se tá a ver, não essas de classes suburbanas ou da ciganada ou dos e/imigrantes. Um monovolume seria uma espécie de bonús estatal pra quem tiver mais um rebento, pecebe, rico? Isso sim, é que é incentivo à natalidade em Portugal.
Parafraseando o referido Presidente a APFN, "Se os emigrantes têm redução do imposto automóvel, não será mais legítimo as famílias numerosas terem? "
Repito, numa altura de tão grave crise económica, em que as famílias portuguesas, particularmente as famílias numerosas, se debatem com problemas tão sérios, esta entrevista é quase um insulto.

A Fatwa do nunocas

O inenarrável nunocas resolveu lançar uma Fatwa contra Paulo Rangel, que, segundo ele,
" não está em plena comunhão com a Igreja " e como tal, "não deve receber a Sagrada Comunhão, então nenhum Ministro da Eucaristia lha pode dar, caso ele se aproxime para a receber, sem ter alterado a sua posição, isto é, sem que tenha acolhido plenamente a Doutrina da Igreja".
Não é que eu simpatize especialmente com a figura ou a ideologia do Paulo Rangel. Mas, se há coisa que todos lhe reconhecem, é a de ser um homem particularmente inteligente. E os seus comentários revelam-no.
Será que, para o Nunocas, uma das condições para um Católico comungar é fazer umas declarações públicas que revelem uma especial estupidez?

domingo, maio 24, 2009

Em vez de escreverem piroseiras, distribuam preservativos.

" Custa-me reconhecê-lo, mas o CDS tem muita razão naquilo que diz em relação à polémica da distribuição de preservativos. Compete às família, pobres, ricas, remediadas, e não à escola educar os filhos. Compete às famílias e não à escola assegurar que os miúdos tomam as precauções necessárias quando iniciam uma vida sexual activa.

(...) Se o Leandro Miguel quiser foder, com o seu pénis tatuado, as feiosas todas do 10º ano da escola secundária da Arrentela que o faça. Se engravidar uma Bruna ou uma Micaela Cristina, cujo sonho secreto é participar numa novela da TVI ou ser capa da Maxmen, que engravide. Se apanhar uma doença infecto-contagiosa e morrer antes dos vinte e cinco é uma sorte para todos nós.)

Esta é a opinião da anna de amsterdam e, pelos vistos, do CDS.

Eu, porém, não fico indiferente com a prenhez adolescente de uma qualquer Micaela Cristina nem com a morte precoce de um qualquer miúdo de pénis tatuado. Acho até que é um imperativo ético tentar evitar tais situações dramáticas e investir a sério na Educação Sexual nas escolas.

Oásis do dia

Sem PC pr'oprio, eis-me a escribar no Magalhães do mais novo. Grande sócrates que só assim me permite postar uma página cuja releitura encheu o meu dia:
"Gosto de dizer. Direi melhor: gosto de palavrar. As palavras são para mim corpos tocáveis, sereias visíveis, sensualidades incorporadas. (...) Estremeço se dizem bem. Tal página, até, de Vieira, na sua fria perfeição de engenharia sintáctica, me faz tremer como um ramo ao vento, num delírio passivo de coisa movida. Como todos os grandes apaixonados, gosto da delícia da perda de mim, em que o gozo da entrega se sofre inteiramente. E, assim, muitas vezes, escrevo sem querer pensar, num devaneio externo, deixando que as palavras me façam festas, criança menina ao colo delas. São frases sem sentido, decorrendo mórbidas, numa fluidez de água sentida, esquecer-se de ribeiro em que as ondas se misturam e indefinem, tornando-se sempre outras, sucedendo a si mesmas. Assim as ideias, as imagens, trémulas de expressão, passam por mim em cortejos sonoros de sedas esbatidas, onde um luar de ideia bruxuleia, malhado e confuso.
(...) Aquele movimento hierático da nossa clara língua majestosa, aquele exprimir das ideias nas palavras inevitáveis, correr de água porque há declive, aquele assombro vocálico em que os sons são cores ideais - tudo isso me toldou de instinto como uma grande emoção política. "
Livro do Desassossego por Bernardo Soares. Vol.I. Fernando Pessoa.

Porque hoje è Domingo

Os domingos deveriam ser dias plácidos , mas muitas vezes é aos domingos que temos de aturar ignomínias alheias. A alarvidade corrói qualquer ternura.

sexta-feira, maio 22, 2009

Um deus brincalhão

Assaltaram-me o carro perto da Faculdade. Vidro partido, pasta roubada, computador desaparecido. Quase chorei. Tinha estacionado durante pouco tempo, para ir.... à missa. Por causa da amiga que me morreu, por causa da sede que tenho sentido.
Parvoeiras de beatagem , desesperei eu quando cheguei ao carro e vi os estilhaços do vidro. Mas quem se lembra de ir á missa ao meio da semana, ao fim da tarde, como uma velha alcoviteira reconvertida? Vociferei contra mim, contra a beatagem toda e até contra deus até chegar à esquadra da polícia mais próxima. Se estivesse sossegadinha a passear futilidades em vez de me dar para a reza nenhum disparate destes me acontecia.
Quando vi o nome do polícia que me recolheu a queixa quase desatei a rir.
Chamava-se ANJO - nome próprio e AMADO - de apelido. Isso mesmo. Um polícia de plantão chamado ANJO AMADO. Ainda por cima simpático.
Garanto-vos - deus é um terrível brincalhão. Talvez esteja na hora de me desligar mais do computador e do que isso significa - trabalho trabalho, trabalho.

Antes do Vaticano II

As instituições da Igreja de acolhimento de menores e os grandes asilos religiosos préconciliares sempre estiveram ligados a histórias tenebrosas. Maus tratos infantis, pedofilia e abusos sexuais de todo o tipo mancham de ignomínia pretensas instituições de caridade.
Só muito recentemente os abusos e pedofilia têm sido expostos e denunciados.
Agora é a catolicíssima e hiperconservadora Irlanda que finalmente revela os seus podres.
E de nada valem as desculpas esfarrapadas.

quinta-feira, maio 21, 2009

Saber - viver - que a morte não é o que os olhos pensam. Que este lado é mais feito de vida da morte, de labirintos onde a luz rasga feridas para serem mais luz.
Que os outros, os perdidos, essa entidade que abraçamos em silêncio tantos dias com a garganta cortada, cada vez mais distantes nas fotografias e mais presentes nos gestos que têm só espaço na alma - que os outros, os mortos, estão connosco. Que os afectos são mais duros que o tempo, porque a sua essência é a duração, é ser connosco."

Publicada por Pedro Sena-Lino em Quarta-feira, Abril 15, 2009

A superioridade de um Estado Laico

Uma coisa são mandamentos islâmicos, outra coisa é a legislação do Estado. E não é por os primeiros proibirem uma coisa que a segunda vai proibi-la também. Por exemplo, não é por o Islão não permitir o consumo de carne de porco que a lei nacional vai passar a proibi-la nas escolas, pelo que o sheikh David Munir até pode achar que a distribuição de preservativos nas escolas vai incentivar a actividade sexual, mas não pode querer impedir a aprovação de documento legal do Estado com base apenas nos tabus de uma religião.

O mesmo raciocínio vale para os fundamentalistas católicos.

terça-feira, maio 19, 2009

Em poucos dias

Em poucos dias, tratei dia e noite do meu filho mais novo, com uma amigdalite e febres altíssimas.
Em poucos dias, enterrei uma amiga querida e 48 horas depois defendi uma tese de doutoramento. Brilhantemente, dizem os outros amigos e a família. Brilhantemente, decretou o digníssimo júri, que me aprovou com louvor e distinção, por unanimidade na belíssima Sala dos Capelos. Uma honra imensa, eu sei. E um pequeno milagre.
Sinto uma gratidão profunda. E um certo peso de responsabilidade.
A euforia não chegou, nem sequer o inebriamento em que já vi alguns mergulhar. No dia seguinte, às nove horas estava no meu gabinete, a receber estudantes.
Não me sinto diferente. Nem o título académico, nem a entrevista de jornalistas, nem os cumprimentos de colegas e alunos ( uns sentidos, outro por delicadeza formal), ultrapassam o orgulho dos meus filhos, do meu marido, dos meus pais e sogros, dos amigos verdadeiros.
Uma querida amiga deu-me hoje uma belíssima jóia em forma de coração como presente de doutoramento. Trouxe-o hoje todo o dia bem perto da garganta, onde a voz começa e a vida se acaba.
Usei-o todo o dia como uma espécie de medalha, um símbolo desta luta que só eu sei.

Entre as drogas que alteram o pensamento, a melhor é a verdade.

Lily Tomlin

A seita dos quicos

Outra coisa que não consigo perceber é o fundamentalismo religioso.

Não é apenas irracional, transforma qualquer homem inteligente num alienado.

Discuti anteontem com um especialista em Física que pertence a uma seita católica. (Eles dizem movimento, mas é uma verdadeira seita). Pois este homem, inteligente, investigador, aparentemente afável, transforma-se num mentecapto violento quando babuja questões religiosas. Uma dramática ignorância doutrinária, histórica, teológica. Mas uma ignorância por opção - recusa ( ou proibição pelos líderes??) de, por exemplo, ler alguns teólogos de referência.

Diz o homem que obedece cegamente ao Papa por um motivo - assim, não tem qualquer responsabilidade pelos seus erros. Quando fizer as contas como Criador, vai limitar-se a dizer - olha, não tive culpas, obedeci cegamente. Só a obediência cega é garantia de salvação, assim ensinam os seus manipuladores de consciências.

Ainda lhe lembrei que foi precisamente isso que disseram alguns nazis das SS para se desculparem das atrocidades nos campos de concentração. Respondeu impávido - pois, mas alguns safaram-se com esse argumento.

Que os quicos são uma seita baseada na ignorância e na alienação mental, já o suspeitava. Mas que façam tamanha lavagem ao cérebro aos desgraçados que lhes caem nas garras...

Ah,e o argumento dos fundamentalistas é sempre omesmo - só eles é que são os verdadeiros católicos.

Reflexão matinal

Uma das dificuldades que tenho é lidar com a estupidez e a maldade. Fica-se a pensar o que fazer, que volta dar a isso.

domingo, maio 17, 2009

Podemos escolher a bondade como estilo de vida?

Haverá outra escolha, como cristão?

"Num momento em que a sociedade americana se confronta com o fantasma incómodo da prática da tortura, o Pew Forum on Religion and Public Life mostra que os cristãos americanos (católicos ou evangélicos) não rejeitam essa prática. E mostra também que os/as que mais frequentam a prática litúrgica são os/as que maior índice de aprovação da tortura evidenciam. "

No Palombella Rossa

sábado, maio 16, 2009

Prece a um deus sonhador

Guarda os meus passos e as minhas palavras nos teus sonhos.

Protege-me das mortes quotidianas.

Faz com que a luz ilumine os meus dias

mesmo os mais obscuros.

Transforma a fragilidade do meu coração

na fortaleza dos teus sonhos.

Que a tua mão amorosa me sustente no respirar de cada tarde.

Só um deus sonhador pode explicar

a doçura dos plátanos

ou o olhar dos que amo.

sexta-feira, maio 15, 2009

Cão como nós


"Mede-se o grau de civilização de um povo pela forma como ele trata os animais."

Alexander Von Humboldt (1769-1859), naturalista alemão.

Se há algum preceito evangélico que nos vincule é o de respeitar a vida, em todas as suas formas. Os animais fazem parte da criação mas isso não os torna coisas de que sejamos predadores ou possamos abusar para nosso gozo. A predação voraz da natureza, ou certas formas "divertimento" que incluam a tortura de animais para gozo sádico da turba, nada têm de cristão. Estou a pensar nas lutas de cães, lutas de galos, nas touradas e nas mil e uma formas de tortura e morte de animais justificadas como uma"tradição" ou como tendo valor económico.

S. Francisco de Assis teve a intuição profunda de que a universalidade da nossa humanidade engloba outras espécies animais.

Curiosamente a pesquisa genética vai nesse sentido - biologicamente somos tão próximos de outras espécies que em boa verdade eles são nossos irmãos.

O Eu Profundo

Senhor, que és o céu e a terra, que és a vida e a morte!

O Sol és tu e a Lua és tu e o vento és tu!
Tu és os nossos corpos e as nossas almas e o nosso amor és tu também.
Onde nada está tu habitas e onde tudo está (o teu Templo)-eis o teu corpo.

Dá-me vista para te ver sempre no céu e na terra,

ouvidos para te ouvir no vento e no mar, e mäos para trabalhar em teu nome.

Torna-me puro como a água e alto como o céu.
Que näo haja lama nas lagoas dos meus propósitos.

Faze com que eu saiba amar os outros como irmäos e servir-te como a um pai.
Minha vida seja digna da tua presença.

Meu corpo seja digno da terra, tua cama.

Minha alma possa aparecer diante de ti como um filho que volta ao lar.
Torna-me grande como o Sol, para que eu te possa adorar em mim; e torna-me puro como a Lua, para que eu te possa rezar em mim; e torna-me claro como o dia para que eu te possa ver sempre em mim e rezar-te e adorar-te.


Senhor, protege-me e ampara-me. Dá-me que eu me sinta teu..Senhor, livra-me de mim.

Fernando Pessoa

quinta-feira, maio 14, 2009

E no entanto, para lá da morte ou por causa dela, tenho vivido pequenos milagres.

Hoje foi um dos dias mais importantes da minha vida.

segunda-feira, maio 11, 2009

Morreu uma querida amiga, uma pessoa doce a adorável, uma mulher extraordinária na sua simplicidade e bondade de coração. Perante a dor absoluta ficamos sem palavras

Só o grito ou a sombra da garra da morte sobre o coração. Podemos sentir a garra da morte, o nosso coração indefeso esvai-se. Estou sem palavras e no entanto as palavras estrangulam-me a garganta.

Não sei como vou passar esta prova.

"Bem-aventurados os pobres» quer dizer: bem-aventurados aqueles que são e que amam." François Varillon

quinta-feira, maio 07, 2009

















Esperançar

Temos de redistribuír a esperança
como quem refaz raízes.
Flores exóticas pintadas à mão
por artesãos desfeitos.

Agarrar as sombras
avançar fulvamente
contra os espelhos do cio.
Nenhuma luz nos cega que não esta certeza.

Respirar

Ouço o bater compassado do tempo.
Àmanhã terei de refazer o corpo,
até a finitude acabar no meu pulso.

Ouço o bater do tempo contra os nós dos dedos.
Cada acorde uma pele
cada toque um desassossego.
Ainda agora comecei.

Acordai

As histórias da noite debruçam-se às janelas das casas.
Como antigamente.
Deslizo entre porcelanas e flores lilás.
Podia beber mil cidades antes de me esgotar.

segunda-feira, maio 04, 2009

Oração da manhã

"Talvez a fidelidade a Deus e à vida seja no fundo outra coisa: não a escolha do que à partida nos parece mais fácil ou mais difícil (as tentações da instalação por um lado, e do perfeccionismo por outro), mas a auto-exigência de “ir ao fundo”, ao lugar interior onde me encontro com Deus e com a minha própria verdade, e aí colocar-me à escuta do coração, perguntando-me o que neste momento é o mais apropriado, qual é o bem certo – entre muitas outras possibilidades – a fazer."
Filipe Martins

sábado, maio 02, 2009

Um corpo é sempre virgem se a alma o for também.

Por isso pode haver putas virgens.

E virgens bastante putas.

Himenoplastias

A sério ando com tanto trabalho e tanta responsabilidade que só mesmo estes pequenos momentos de relax bloguístico para rir á gargalhada. ESta anedota do clube das virgens serviu para umas boas risadas este serão.

Primeiro, foi ler os mais hilariantes estatutos que se possam imaginar, depois foi a pergunta erótica da virgenzinha militante:"Mas o que é que nas mulheres representa esse estado de pureza? Claro esta...o himen... ha quem diga que a mulher fazendo sexo oral ou anal sem ter por consegquencia tido o rompimento do himen continua casta, sera? "

Mas que virgenzinhas tão perversas.

sexta-feira, maio 01, 2009

Clube das virgens sem candidatas

Eu sei que é bastante surreal alguém vir a público proclamar que tem uma película intacta e fazer disso um clube de diversão.

Mas parece que a pobre virgem está só. Se é que é mesmo virgem. Parece que afinal, segundo confessa tristemente a senhora de 26 anos, os homens fogem das virgens.... como o diabo da cruz. Pudera.

Sagrados valores monárquicos.

Parece que um dos mais relevantes e titilantes temas ideológicos da monarquia diz respeito aos bigodes. Discute-se com afanosa militância política o problema do Bigode Monárquico.
" Nada tenho contra o fomento do Bigode Monárquico. Conheço grandes monárquicos de bigode lustroso, outros de bigode aparado, outros de suissas, outros já sem qualquer protecção pilosa. Os primeiros fazem do reviver do tufo capilar uma questão de honra, encrustada nos armoriais dos avoengos e do espírito novecentista que gostariam de reviver. Os segundos e terceiros fazem-no para esconder algumas imperfeições faciais, insuficiências e inseguranças." confessa o inefável corcunda.

Parece-me essa a explicação bastante prosaica para tão untuoso adereço. Os valores morais implícitos partilham também esta untuosidade da alma, por trás da pilosidade facial.

Mas a profundidade do tema monárquico relembrou-me esta velha discussão:

Sagrados valores da família na monarquia

Afonso V de Portugal casou em segunda snúpcias com uma sobrinha directa, muitíssimo mais nova. Incesto e pedofilia reais, beatificamente apagadas por uma especial bula papal.

Para olvidar o incesto, não a pedofilia, que isso era prática corrente de somenos importância.

Mariana de Áustria, nascida em Viena em 24 de dezembro de 1635 ainda criança foi prometida em casamento ao seu primpo direito, o infante Baltasar Carlos, príncipe herdeiro de Portugal e espanha.

Como o prometido morreu precocemente, a criança, então com treze ou catorze anos foi obrigada a casar com o pai do prometido noivo - nada mais nada menos que o seu tio directo, trinta anos mais velho.

De facto, morte do Príncipe deixou Felipe IV de Espanha sem um herdeiro directo, já qua a sua esposa havia falecido em 1644 durante um parto. O rei teve então que arranjar uma nova esposa que lhe desse filhos rapidamente.

Assim foi. A criança foi entregue as desvarios libidinosos do tio e rapidamente pariu cinco filhos.

Felizmente para ela, enviuvou aos 27 anos, « amargada, rígida, adusta, siempre envuelta en vestiduras y velos negros».
Pudera. Uma criança Violada por um tio sob a benção matrimonial.
Sobreviveu até tarde graças á viuvez precoce.
A mesma sorte não tiveram tanta soutras rainhas, mortas na sua função de parideiras desde a primeira mesntruação até á menopausa. Não passavam de uma prostitutas reais. Literalmente.
Noblesse oblige.

Valores monárquicos

Um dos valores mais marcantes nas monarquias tradicionais - portuguesa incluída dizia respeito à utilização das mulheres de linhagem real como moeda de troca política.
Criadas para ser fornicadas e parir herdeiros da coroa, sabiam desde pequeninas que o seu destino era casar ainda crianças, muitas vezes em enlaces que hoje classificariamos sem custo de pedofilia.
Não apenas o casamentos repetido de primos direitos ( duplamente) era banal, como o incesto era comum. Nas famílias reais europeias, o casamento entre sobrinhas e tios directos era frequentíssimo. Normalmente as sobrinhas tinham menos 20 ou 30 anos que os tios, mas nem por isso era considerado atentado à moralidade.
Gerações de consaguinidade originaram taras variáveis e monarcas com deformidades físicas e mentais irreversíveis.

Sobre as obrigações das mulheres


Continuam as divertidas talibans: E nós, mulheres, o que temos a ver com tudo isso? Já falamos, mas iremos repetir: temos obrigação de nos vestir, de tal forma que jamais sejamos ocasião de pecado para o outro: noblesse oblige. "

Não é por nada, mas acho que os homens devem ter precisamente a mesma obrigação.

Andar vestidinhos e abotoados até aopescoço, não mostrar nunca viris braços, camisolas justas a deixar entrever os peitorais, depilar-se com afinco e evitar a todo o custo aquelas calças justas que deixam adivinhar traseiros apetecíveis e ou falos suculentos.

Santa Madonna que o diga, quantas vezes terá caído em pecado devido à tentação da roupa masculina.

Ou à falta dela.

A modéstia ou a morte

Como os talibans católicos e muçulmanos não se cansam de repetir, os homens " olham uma mulher vestida de maneira provocativa e automaticamente seu sistema nervoso dispara. Os hormônios se afloram. Não porque eles querem, mas porque seus corpos automaticamente soltam hormônios que causam este despertar. Deus os deu esta reação para assegurar a sobrevivência da raça humana, mas eles devem controlar-los e usá-los para o propósito que Deus os criou. A meta da nossa vida é que é assegurar que nós iremos dominar as paixões, de forma que elas possam ser úteis a nós. Por isso eles não podem controlar que o despertar aconteceu, mas eles devem controlar como eles irão responder por isso[7].
Aliás é esta a primeira justificação da obrigatoriedade das BURKAS.
Tadinhos dos taliban , tão prisioneiros dos seus hormónios que se excitam sem controle só de verem um tornozelo.

Daqui a uns anos HAverá mais pedidos de desculpas pelos comportamentos de hoje

"El papa Benedicto XVI "lamentó" este miercóles los abusos que la iglesia católica ha cometido contra los "indígenas, mestizos y esquimales" de Canadá, indicó el Vaticano. "El Papa expresó su pesar por las angustias causadas a los indígenas de Canadá por la conducta deplorable de algunos miembros de la Iglesia", sostiene en un comunicado la Santa Sede. El Papa saludó al término de la audiencia general en el Vaticano a una delegación de la Comunidad Aborígen de Canadá, guiada por Phil Fontaine, líder de la Asamblea Nacional de Nativos y por el presidente de la Conferencia Episcopal Canadiense, monseñor James Weisgerber. El Papa condena tales abusos, que "no pueden ser tolerados" y ora "por todos los que sufren" además de comunicar su "afecto y solidaridad". Desde finales del siglo XIX hasta 1970, más de 150.000 niños indígenas, mestizos y esquimales fueron separados de sus familias y enviados a orfanatos para ser "educados" en escuelas religiosas, católicas y de otras confecciones, donde muchos de ellos sufrieron maltratamientos y abusos sexuales. Unos 80.000 personas están aún con vida. "